Respeitando o Código de Trabalho, a Gestão de Formação ARTSOFT garante o controlo informatizado da formação contínua dos seus colaboradores.

Também os mapas legais ficam assegurados, com preenchimento automático do Anexo C ao Relatório Único, bem como a recolha de dados necessários às empresas com SGQ (Sistemas de Gestão de Qualidade).

Evitando registos e processos manuais que facilmente originam incumprimentos, esta solução garante ainda a gestão de inscritos, formadores, documentação ou certificações obtidas.

Aos departamentos de Recursos Humanos de diversos setores, e empresas de outsourcing que prestem serviços de processamento de salários ou gestão de RH (ex. Gabinetes de Contabilidade).

Plano de Formação
O catálogo de formações (por realizar ou já realizadas) permite ao utilizador criar e alterar, de forma simplificada, o planeamento da formação anual da empresa. Com visualização em lista ou calendário, o interface do plano de formação faz a gestão das formações marcadas, colaboradores inscritos e formadores selecionados, evitando possíveis conflitos de agendamento.

 

Estrutura elástica e simplificação de tarefas
Permitindo elasticidade ao utilizador, a estrutura de formações está dividida entre:

  • Temáticas – definindo o macro tema da formação (ex. Recursos Humanos, Gestão, etc.);
  • Ações – definindo o tema da formação (ex. Salários);
  • Sessões – definindo os módulos da formação (ex. requisitos legais, processamentos, etc.)

A criação de uma Ação herda os campos preenchidos nas Temáticas, automatizando processos e evitando erros de hierarquia. A documentação das formações está centralizada (ex. programas, certificados, etc.), e o utilizador pode ainda adicionar campos de informação específica, por exemplo tabela de salas utilizadas, certificações disponíveis ou métodos de avaliação. Garantindo o cumprimento estruturado de processos, é também possível criar listas de tarefas necessárias à concretização de cada formação. Ações de formação recorrentes, por exemplo mensais, são facilmente duplicadas com um clique! Reproduzindo os campos existentes (ex. formadores, sessões, etc.), mas permitindo posterior edição.

 

Cumprimento de requisitos legais
Esta solução garante o cumprimento das obrigações legais impostas à gestão de Recursos Humanos, geridas pelo Art. 131.º Código do Trabalho.
"2 — O trabalhador tem direito, em cada ano, a um número mínimo de trinta e cinco horas de formação contínua ou, sendo contratado a termo por período igual ou superior a três meses, um número mínimo de horas proporcional à duração do contrato nesse ano.

5 — O empregador deve assegurar, em cada ano, formação contínua a pelo menos 10 % dos trabalhadores da empresa.

7 — O período de antecipação a que se refere o número anterior é de cinco anos no caso de frequência de processo de reconhecimento, validação e certificação de competências, ou de formação que confira dupla certificação." Incumprimentos que originam uma contraordenação grave, com coimas entre 612€ e os 9.690€.

 

Controlo de Gastos
Com o ARTSOFT Gestão de Formação torna-se igualmente mais simples ao departamento Financeiro analisar os custos inerentes a cada ação de formação ou temáticas. Com análises por colaborador, departamento ou outras que deseje configurar.

  • Catálogo e Plano de formações;
  • Visualização do Plano de formações em listagem ou calendário;
  • Orçamentação do Plano de formação;
  • Lista de tarefas necessárias a cada Temática, com planeamento de datas na Acão;
  • Informação adicional com campos definidos pelo utilizador (ex. tabela de salas utilizadas, certificações disponíveis ou métodos de avaliação).
  • Gestão de documentos formativos (programas, certificados, etc.).
  • Gestão de inscrições (registo, alertas do número mínimo e máximo de participantes, etc.)
  • Histórico, monitorização e listagem de presenças;
  • Filtros de Ações por estado da formação (Por iniciar, Iniciada, Cancelada e Encerrada)
  • Atualização automática do CV dos colaboradores;
  • Preenchimento automático do Anexo C do Relatório Único relativo à formação;
  • Relatórios por Colaboradores, Departamentos, e outros;
  • Relatórios por Ações e Temáticas.

 

   
Lista de Funcionalidades ARTSOFT
   

 

 
Solicite aqui mais informações!
VOLTAR AO TOPO