Infraestrutura como Serviço é um modelo em que uma empresa fornece dinamicamente a infraestrutura datacenter necessária (servidores, storage, backup’s e manutenção). Estes serviços estão disponíveis para acomodar as necessidades de cada empresa, independentemente do seu tamanho e oferecem Alta-disponibilidade.

O prestador de serviços é quem possui o equipamento e é responsável pelo seu alojamento, execução e manutenção, podendo o cliente a qualquer altura, de forma dinâmica, aumentar ou diminuir a capacidade do seu datacenter, ao invés de comprar novos servidores e equipamentos de rede quando necessita de ampliação evitando assim custos adicionais.

A eliminação do investimento de infraestrutura resulta em economias substanciais.
Atualizações de hardware e software são praticamente eliminadas uma vez que estes serviços estão incluídos no fee mensal ou anual do serviço Iaas.
Custos com pessoal IT são largamente reduzidos, e em alguns casos, os departamentos inteiros podem ser eliminados.

Confrontados com crescentes volumes de dados e um conjunto cada vez mais sofisticado de ameaças, vulnerabilidades e riscos, as empresas procuram soluções para garantir a segurança dos dados e da infraestrutura de TI. As soluções IaaS oferecem boas práticas.
Acessível a partir de qualquer local do mundo a Cloud representa uma vantagem inequívoca para a sua empresa. Com a possibilidade de utilizar aplicações que estão instaladas remotamente, num sistema protegido e centralizado.


  • Atualizações de software automáticas e sem intervenção do utilizador;
  • Facilidade de acesso à informação uma vez que a mesma se encontra centralizada no datacenter;
  • Sistema operativo e hardware dos pc’s clientes podem ser aproveitados na maioria dos casos;
  • Sistema disponível em qualquer lugar necessitando apenas de ligação à internet;
  • Maior controlo de custos e redução de custos coma aquisição de software;
  • Diminui a necessidade de manutenção da infraestrutura física de redes locais cliente/servidor, bem como da instalação dos softwares nos computadores bastando que os computadores clientes tenham acesso à Internet;
  • A infraestrutura necessária para uma solução de cloud computing é bem mais “leve” do que uma solução tradicional diminuindo assim os custos energéticos contribuindo para o uso racional dos recursos naturais.
A ArtVision dispõe de uma estrutura virtualizada alojada. Apresentamos seguidamente algumas das caraterísticas da mesma.
  • O Datacenter da ArtVision está localizado num num dos pontos mais centrais em Portugal, a sua capital Lisboa, dispondo de todas as condições para o alojamento e recuperação em caso de desastre. Estrutura antissísmica, Sistema de deteção de incêndios e extinção automática/inundação, Sistema de controlo de humidade e ambiente, portas e vidros blindados, Chão e teto falso, Segurança física permanente (24x7x365 dias) com sistema de controlo de acessos e videovigilância (CCTV)
  • A nível energético o Data centrer possui postos de transformação com capacidade total de 6.0MW, sistema de UPS Redundante N+1 e sistema de geradores diesel de 1600KVA redundante N+1 com combustível para 12 horas on-site
  • Conectividade redundante no edifício através de várias entradas de fibra ótica por caminhos distintos.


Solicite aqui mais informações!

VOLTAR AO TOPO