O comércio eletrónico está a crescer a taxas elevadas na Europa, especialmente nos países do sul. As mais recentes previsões apontam para que o mercado do retalho online atinja mais de 600 mil milhões de euros no final de 2017.

No ano passado, as receitas das compras online europeias saldaram-se em 530 mil milhões de euros, representando um aumento de 15% comparativamente ao ano anterior. Espera-se que os valores subam 14% ao longo de 2017, até atingirem os 602 mil milhões de euros.

Os dados são do mais recente European Ecommerce Report, divulgado pela Ecommerce Europe, EuroCommerce e Ecommerce Foundation, que também contem informação sobre outros factos e tendências do comércio eletrónico. O relatório aponta que o número de empresas europeias que vendem produtos e serviços online ascende a 77%.

A Europa Ocidental lidera, com o Reino Unido em primeiro, reunindo 33% das vendas. São de resto os mercados mais maduros que concentram a maior percentagem de consumidores que já compram online: 87% no Reino Unido, 84% na Dinamarca e 82% na Alemanha, enquanto no extremo oposto estão países como a Roménia, Macedónia ou Bulgária.

Foi, no entanto, nos países da Europa Central que as vendas de comércio eletrónico mais cresceram em 2016, nomeadamente na Roménia (38%) e na Eslováquia e Estónia (35%).

O estudo destaca ainda as oportunidades que as compras através da internet estão a oferecer a empresas e consumidores no que ao comércio transfronteiriço diz respeito, indicando que 33% dos compradores online adquiriu bens ou serviços num país que não o seu. Este hábito tem mais impacto em países como o Luxemburgo, Rússia ou Suíça, onde supera 60% das compras online.

Os dados revelam ainda que o e-commerce é mais popular entre as gerações mais novas, com dois terços dos jovens entre os 16-24 anos de idades a comprarem online frequentemente, em comparação com apenas um terço das pessoas com idades compreendidas entre os 55-74 anos.

Conheça a nossa solução de e-Commerce em www.artvision.pt/ecommerce

Fonte: ACEPI

VOLTAR AO TOPO